quinta-feira, 20 de novembro de 2014

NOVO XDJ... Perdeu... CD! Perdeu!


Start...

E aí, raça?!

Eis que em novembro de 2014, a Pioneer - marca predominante no mercado de aparelhos para DJ -, parece ter decretado o início do fim da era dos CDs nas cabines, com o lançamento do XDJ 1000, o primeiro aparelho da nova linha de equipamentos para disc jockeys.

Já havia rumores, em setembro de 2012, quando foi lançado o primeiro exemplar da nova geração hi-tech de CD players, o "MULTIPLAYER CDJ NEXUS" de que a fabricante cogitava retirar o slot para CD. Eu até fiz uma charge sobre o Nexus - Clica aqui!.




Mas, será mesmo que o CD está fadado a morrer de vez? Será que essa "morte" está sendo realmente decretada pela Pioneer ao - literalmente - boicotar a entrada do CD nos seus aparelhos, ou será que o próprio disquinho já vinha perdendo o charme?

Lembra quando a gente tinha problemas com as mídias coloridas? Lembra daquelas lendas "Óh, o CD tem de ser com as costas bem prateadas! Se for verde ou azul, vai dar problema!". Então, já nessa época, os disquinhos digitais começaram a mostrar que tinham limitações, inclusive no quesito durabilidade - quem nunca pegou aquele CDzinho das antigas e, quando foi dar play, na verdade, deu pau?

Depois, surgiram os problemas de conflitos com velocidade de gravação e reprodução, apareceram novas mídias como o DVD e, mais recentemente, o BLURAY... O caminho natural é que o nosso amiguinho CD fosse mesmo ficando pra trás, por suas próprias limitações.




O que a Pioneer fez foi apenas seguir a maré da tecnologia. Um número crescente de DJs atualmente está trabalhando (ou migrando para) o uso de pen-drives e laptops pra facilitar o transporte de sua biblioteca musical, assim, todo o maquinário interno pra reprodução de CDs acaba ficando obsoleto. Como líder de mercado, a marca também acaba direcionando o público para o uso do sistema REKORDBOX, inútil com os disquinhos de 5 polegadas.

Particularmente, achei uam manobra muito correta. Os CD players terão menos idas às assistências técnicas e a tecnologia vai encurtar ainda mais o caminho à criatividade... 
Ao menos é o que se espera!

Abraço, raça!
Até a próxima!


Stop.

Nenhum comentário: