quinta-feira, 19 de julho de 2012

QUADRINHOS - CAMPANHA: 100 Pila Não é Cachê!


Start...

Cheiro de polêmica no ar!
Sim, eu sei que vai ter muita gente torcendo o nariz ao ver esse quadrinho, mas, sinceramente, não me importo. Sendo polêmico ou não, vou sempre defender a profissão que eu amo!
Se uma pessoa se propõe a encarar determinada função como "profissional", além - óbvio - de ter qualificação técnica, é primordial respeitar toda a classe de que pretende fazer parte.
Algumas dicas bem breves:

Se você é iniciante e curte o trampo do DJ, batalhe, estude, leia, ouça, informe-se! Converse com profissionais experientes - a internet hoje facilita muito isso (e quando eu digo conversar, não me refiro a trocar MSNs pedindo músicas, e sim, a questionar sobre mercado de tabalho). Peça sugestões de como "chegar lá", conheça a trajetória dos DJs que você admira. Aproveite o YouTube pra assistir grandes nomes das cabines trabalhando e foque em deixar seu nível técnico o mais perto possível do nível desses caras! Já dizia o filósofo: Mire no dez pra acertar no sete!
Comece devagar: se possível, alie toda a sua pesquisa a um curso profissionalizante (isso encurta o caminho). Organize festinhas e pequenos eventos com os amigos; monte um pequeno estúdio e teste mixagens, estilos e efeitos.

Antes de sair copiando e colando informações pra montar seu release; antes de por um fone de ouvido no pescoço pra fazer um book fotográfico; muito antes de bater no peito se entitulando disc-jockey, faça contato com DJs que já estejam na ativa, com promoters sérios e começe nas baladas abrindo e fechando as noites. Principalmente, observe como o DJ principal da noite ou o residente trabalham. Acredite: isso vai ajudar muito!

Ah!
E durante todo esse período, lembre-se: você ainda não é um DJ profissional!
Porque, no momento que você se credencia como profissional, que se julga apto a estar no mercado de tabalho, sua responsabilidade não é mais só com você, mas com uma classe inteira! E a matemática é simples: um cachê medíocre, é diretamente proporcional à mediocridade do profissional.








































*Editado posteriormente à publicação por DJ PIDO:
A todos que lerem essa publicação, por favor, leia o texto "100 Pila Não é Cachê..." clicando AQUI.
Vai por mim, é bem importante - também!


Stop.
.

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente /! O que mais tem é "guapeca" se auto-intitulando de DJ e desvalorizando nossa profissão. Então ficamos com fama de ladrões quando cobramos um valor justo por nosso trabalho. As pessoas precisam entender que o DJ é a alma da festa. Se ele for ruim, a festa é ruim. E só pra fechar, DJ de verdade tem "FEELING". Não sabe o que é isso ? Então nunca diga que você é um DJ. No máximo você é um SONOPLASTA ou algo parecido, porque simplesmente só tocar qualquer musica por tocar é trabalho pro WINDOWS MEDIA PLAYER ou WINAMP !! Abraço !!!